segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

João Gilberto - Chega de Saudade e Roberto Carlos - Louco Por Você




Muito tem-se comentado na mídia nos últimos dias, sobre o lançamento do primeiro disco de João Gilberto em CD, trata-se do disco que contém o começo da Bossa Nova e inclui a faixa Chega de Saudade.

O disco está disponível para venda no site da amazon e tem a seguinte sinopse:

01. Chega de saudade (No More Blues)
02. Lobo bobo (Foolish Wolf)
03. Brigas nunca mais (Fights, Never More)
04. H-b-l-l
05. Saudade fez um samba (Saudade made a Samba)
06. Maria ningum (Maria Nobody)
07. Desafinado (Off-Key)
08. Rosa morena (Brunette Rose)
09. Morena boca de ouro (Brunette with a Mouth of Gold)
10. Bim bom
11. Aos ps da cruz (At the Foot of the Cross)
12. luxo s (It's Just a Luxury)
13. A Felicidade (Happiness)
14. Manh de carnaval (Morning of the Carnival)
15. O nosso amor (Our Love)
16. ELIZETE CARDOSO Chega de saudade
17. OS CARIOCAS Chega de saudade
18. ALAIDE COSTA Lobo bobo
19. BOLA SETE Maria ningum
20. NORMA BENGELL H-b-l-l

A EMI que é uma das donas dos fonogramas, afirma que trata-se de um lançamento pirata. Olha o nível que a pirataria está chegando, os CDs que fazem parte de alguma disputa entre as gravadores e seus atores passaram a ser divulgados incluisse em um site especializado em produtos originais.

Isso me faz lembrar, uma crônica que eu escrevi há alguns anos, quando me deparei com o CD Louco por Você de Roberto Carlos, é isso mesmo, eu disso, o CD O Louco por Você. Abaixo segue a referida crônica que preparei e não cheguei a publicar a época, mas parece que está atual, como podemos ver pelo lançamento de Chega de Saudade de João Gilberto.

"Roberto Carlos - Louco por Você em CD"

Parece incrível poucos vão acreditar mas está disponível no mercado, especificamente em São Paulo, onde o compact disc (CD) é localizado em algumas lojas do ramo e em alguns camelôs nas redondezas da Barão de Itapetininga, o primeiro disco de Roberto Carlos - Louco por Você, remasterizado em CD, incluindo além das músicas do raro disco original, 11 faixas a título de bônus, não se trata de uma pirataria comum, o CD é fabricado em alguma indústria caprichosa que não quis se identificar no encarte, a embalagem é de um primor rigoroso, faz inclusive propaganda contra a pirataria, divulgado o telefone do disque denúncia de disco pirata e traz no encarte um texto de Roberto Corte Real, custa cerca de R$ 20,00 e traz as seguintes músicas, tal como no LP original: 1 - Não é por mim, 2 - Olhando Estrelas, 3 - Só você, 4 - Mr.Sandman, 5 - Ser Bem, 6 - Chore por mim, 7 - Louco por Você, 8 - Linda, 9 - Chorei, 10 - Se Você Gostou, 11 - Solo Per Te e 12 - Eternamente. Além dessas faixas apresenta como comentado mais 11 faixas, incluindo uma faixa de um ensaio de Roberto Carlos ocorrido em 1964 (23) com cerca de 11 minutos de duração. além desta temos: 13 - João e Maria e 14 - Fora de Tom (extraidas do primeiro compacto de Roberto Carlos), 15 - Canção do Amor Nenhum, 16 - Brotinho sem Juízo, 17 - Fim do Amor, 18 - Malena, 19 - Suzie, 20 - Triste Abandonado, 21 - Baby e 22 - Na Lua não Há.

Apesar do disco ser de excelente qualidade e trazer a luz verdadeiras preciosidades de Roberto Carlos, não podemos compactuar com esta situação, por isto estou escrevendo este texto, com o intuito de alertar a chamada indústria do disco contra os perigos e desacertos para o lançamento oficial de tal preciosidade. Quando será que a Sony Music nos brindará com o lançamento oficial deste disco e muitos outros que poderiam vir a ser produzidos com as faixas gravadas por Roberto Carlos em outros idiomas como o espanhol, o italiano, o francês e o castelhano, além evidentemente daqueles tapes perdidos nos porões da gravadora que não fizeram parte de algum álbum lançado por Roberto Carlos nos últimos 42 anos.".

Como vocês podem ver, este texto foi escrito há 8 anos e foi escrito muito antes das caixas com parte dos discos em espanhol virem a luz.

De toda a forma, diante da novidade, será novidamente mesmo, de João Gilberto, fica a mensagem reiterada para as fálidas gravadoras, porque não viabilizar lançamentos especiais como estes, os fãs com certeza não deixariam de comprar.

Nenhum comentário: